Linha dos Exus Umbanda

O que é Exu?

Exu é um espírito humano que não necessita mais reencarnar. Esse processo de não mais reencarnar pode não ter sido adquirido ou revogado, não pela sua evolução junto os espírito, evoluiu como nós, sofreu uma queda, se redimiu ou está no processo de redenção, ele assume um posto em uma falange que é um grau. Exu é um grau nas trevas que se assenta à esquerda dos Orixás.

Para receber esse grau de Exu o espírito precisa ter suas ações alinhadas com a lei divina cujo a regência é de pai Ogum. Essa lei é comumente conhecida como lei de causa e efeito ou ação e reação que se apoia nos ditames da Justiça divina regida por pai Xangô.

"Quem deve paga, quem merece recebe."

Quem são os Exus?

Exu é o executor da vontade da Lei, executor da Lei em todos os campos, em todos os sentidos, com todos os Orixás. A linha de Exu não é um arquétipo,mas podemos dizer com toda segurança que ele simboliza aquele que cai e tem oportunidade de se levantar, é aquele que mergulha no seu negativo, mas, sai de cabeça erguida e segue a luz porque Exu é lei.

Exu é guardião da luz.

Exu é luz nas trevas, é uma oportunidade que temos na Umbanda de todas vezes em que Exu se manifesta no terreiro, podemos perceber que não importa os erros cometidos, e sim a oportunidade de retomar nossa trajetória e ser honrado pelos Orixás porque aprendemos com nossos erros e não retornaremos a errar novamente no mesmo ponto de evolução.

 

O que Exu representa para religião de Umbanda?

 

O trabalho de Exu não é um trabalho de terror, a Gira de Exu não pode ser uma festa como uma festa de Hallowen. Exu NÃO tem que chegar ao Terreiro e beber, comer carne crua, falar um monte de besteira, pois isso NÃO é Exu. Nossa imaginação é muito fértil quando se trata de idealiza algo das trevas, e esse excesso dos filmes que nos colocam em uma percepção que torna muito difícil aceitar que Exu, embora trabalhe e seja parte das trevas, que ele realmente faça o bem.

 

Exu representa a verdade, o trabalho a força para realizar algo, a proteção para quem precisa, o alto conhecimento de nossos de feitos e sentimentos mais densos, coisas de que nos envergonhamos ou não demos coragem de admitir.

 

9cc337_219e0e2bab6242fbb7798a5e33c2f2ee~

Não é possível nos escondermos ou enganarmos Exu, pois ele nos conhece como realmente somos, desta forma ele é capas de aplicar a lei para punir, ajudar e princialmente retribuir a lealdade que temos para com ele.

Exu é sim um sábio conselheiro, um guia e acima de tudo está no terreiro para dar segurança, pois a Umbanda é uma religião magística e também mediúnica, a Umbanda atua muito por meio da magia e isso faz dela uma religião que invariavelmente recebe choques vibratório e contrachoques.

Então precisamos da presença de Exu na Umbanda para a segurança espiritual e mistica contra choques que vem a revelia das trevas.